segunda-feira, janeiro 28, 2013

O dinheiro (não) é tudo


Infelizmente, o dinheiro não afecta só os bens materiais que gostaríamos de ter e não podemos por falta dele. Indirectamente vai afectar a paz entre casais e famílias, seja por um querer outro filho e o outro não (porque não há condições financeiras), por um querer viajar e o outro relembrar que estão em poupanças, seja pelas contas a pagar que começam a ser demais, a harmonia evapora-se mais depressa que alcool ao lume e toda a gente sabe que "em casa onde não há pão, todos ralham, ninguém tem razão".
Só que o dinheiro não compra tudo - cliché mas verdade.
Imaginemos um casal riquíssimo entre o qual nunca houve um sentimento sincero, o dinheiro aqui nunca vai fazer com que um se apaixone pelo outro, pode apaixonar-se pelo cartão de crédito, pelas viagens, pela amante que conseguiu à conta da conta bancária mas amor entre eles o dinheiro não vai conseguir comprar, por muitas voltas e reviravoltas que possam dar.
Imaginemos agora um homem extremamente abastado, com muitas mulheres mas sem nenhuma, sem família e com predisposição para depressões, e outro pobre com mulher e filho que davam a vida por ele, um homem bem disposto e optimista, rico de espírito, culto, com uma vida repleta de histórias para contar mas pobre em bens. Ora, o rico no máximo pode comprar os melhores anti-depressivos, o melhor psiquiatra e, na melhor das hipóteses, uma cura. Mas alegria e boa disposição não há à venda, é pena. O pobre nunca vai ter uma mansão virada para o mar com iate à porta, nem vai vestir os casacos da marca mais cara, que não vai, mas entre a certeza de ser pobre e feliz ou rico e infeliz, quem é que escolheria a 2ª???
E é a resposta a esta pergunta que prova que há pessoas mesmo pobres... afinal, tudo o que têm é dinheiro.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
This work is licenced under a Creative Commons Licence.