quarta-feira, março 03, 2010

Fazer do complicado fácil


Este ano os meus tios vão fazer trinta anos de casado. Trinta. Não são cinco, nem dez, nem quinze. Trinta.
Já comemoraram as bodas de prata mas a minha tia diz que este ano também é para comemorar. "Se tudo até aqui foi facil? Foi." responde-me ela, prontamente - "Os momentos difíceis aparecem de vez em quando, em qualquer relação, mas nós sempre os encurtamos o máximo possível."
E o complicado é este "fácil", este saber ultrapassar um mau momento depressa e bem. Porque, para tal, é preciso que os dois o queiram solucionar, é preciso que os dois trabalhem arduamente para um mesmo objectivo, como uma equipa, de forma a que esta se torne uma equipa vencedora.
Actualmente, os casais mais jovens já não estão para se aborrecer. As coisas vão mal com aquela pessoa, então, corta-se o mal pela raiz e começa-se outra relação, com uma pessoa diferente que trará problemas iguais (ou semelhantes). Já ninguém quer lutar por nada, dá trabalho e ninguém quer ter trabalho, para isso chega o do emprego. Mas construir uma relação sólida, daquelas que valem a pena e que nem mil super-guerreiros a derrubariam, exige dedicação, paciência, força de vontade e... trabalho. O resultado final é delicioso.
Na verdade, toda a gente gosta de fast food mas aquela comida caseira, aquele prato mediterrânico, sabe muito melhor ;). Demora mais, é mais elaborado, pode até ser mais dispendioso mas compensa. A todos os níveis. As relações com alguém de quem gostamos mesmo, também. É preciso é coragem para enfrentar os problemas que surgirem e, em vez de fugir, procurar soluções... a dois. Porque a dois tudo sabe melhor.

3 comentários:

M. disse...

É mais dispendioso, realmente ;)
E é preciso, digo eu, casada há 9 anos, saber perdoar e ter uma balança bem equilibrada, porque pequenas (ou maiores) falhas não podem anular os bons momentos e o companheirismo de vários anos.
Bjs,
M.

Margarita disse...

É isso mesmo, pequenas falhas não devem anular os bons momentos, afinal são esses que valem a pena!
Um bjinho e Parabéns, 9 anos nao é para todos, e que venham mts mais. ;)

Pólo Norte disse...

:)

 
Creative Commons License
This work is licenced under a Creative Commons Licence.